Informações Financeiras

Renda Fixa

O PINE utiliza algumas ferramentas de emissão de dívida como alternativas de captação no mercado internacional.

O Banco já realizou emissão de títulos de dívida pública e privada. A emissão de dívida pública é uma forma de realizar uma nova emissão de dívida por intermédio de sua oferta ao público, podendo ser anunciada na imprensa. Por outro lado, a emissão de dívida privada é oferecida a um grupo ou investidor específico.

Seguem algumas alternativas de financiamento, assim como suas definições.

Senior Debt (Dívida Sênior) – tem prioridade sobre outros títulos de dívida comercializados pelo emissor. O repagamento da dívida sênior deve ser realizado antes de qualquer pagamento da dívida subordinada, em caso de inadimplência.

Subordinated Debt (Dívida Subordinada) – também conhecida como Tier II, é contabilizada como Capital no cálculo do índice de Basileia. A dívida sênior tem prioridade sobre a dívida subordinada. Em caso de falência, os detentores de títulos de dívida subordinada somente serão pagos após o pagamento integral da dívida sênior.

Short-Term Notes (Títulos de Curto Prazo) – títulos de dívida com prazo de vencimento de um ano, podendo chegar a 2 anos.

Medium-Term Notes (MTN) (Título de Médio Prazo) – título de dívida com vencimento médio em um prazo de 2 a 10 anos, que pode ser de, no mínimo, um ano, ou no máximo de 50 anos. Este tipo de programa de dívida é utilizado pelas companhias para obtenção de fluxos de caixa constantes em suas emissões de dívida; ele permite que as companhias customizem suas emissões de dívida de acordo com suas necessidades de financiamento.