PINE

Vantagens Competitivas

Atendimento personalizado
Cada originador dedica-se a um pequeno número de clientes. Dessa forma, o originador pode acompanhar de perto cada empresa, entendendo suas histórias, seus negócios e seu potencial; desse modo, construindo soluções e oferecendo alternativas sob medida. Esse conhecimento permite que Banco antecipe não só as necessidades do cliente mas também eventuais problemas que ele possa ter.

Estrutura hierárquica horizontal e desburocratizada
O PINE caracteriza-se pela agilidade nas respostas aos clientes. Esse ativo intangível do Banco é extremamente valorizado pelo cliente, já que o tempo, muitas vezes, é fundamental para que oportunidades sejam concretizadas. Este é um importante diferencial do PINE em relação aos bancos grandes.

Qualidade de Crédito na Carteira
O PINE tem uma carteira de crédito diversificada entre produtos e setores, propiciando o crescimento de receitas com a manutenção de baixos índices de inadimplência. O Banco pratica uma política de concessão de crédito diferenciada. Além da eficiente e conservadora análise técnica realizada pela equipe de crédito, outros importantes aspectos são debatidos em colegiado no Comitê de Crédito:

  • Política de garantias que mantém a carteira adequadamente colateralizada;
  • Monitoramento e análise constante do desempenho das empresas e das estruturas das operações, antes, durante e após a concessão de crédito;
  • Análise e monitoramento dos setores econômicos;
  • Pesquisa macroeconômica local e global;

Fontes de captação diversificadas e casadas com suas operações de crédito
No mercado local, o PINE capta fundos por meio da oferta a investidores institucionais, pessoas jurídicas e físicas de certificados de depósitos e outros instrumentos de dívida local, como letras financeiras, LCA e também por meio de operações de captação estruturadas. Destaca-se ainda no mercado local, a atuação do BNDES. No exterior, o Banco capta por meio da emissão de títulos de dívidas sênior e subordinada, operações privadas junto a bancos estrangeiros e investidores e por meio de linhas interbancárias de trade finance provenientes de bancos correspondentes. O PINE possui ainda relacionamento com diversas agências multilaterais.

Conservadorismo na Administração do Balanço
A administração do Pine é conservadora e busca manter “colchões” em seu balanço, sejam de liquidez, capital ou crédito. Assim, além de um gap de prazos positivo entre ativos e passivos e de uma política de caixa mínimo, o PINE procura manter seu Índice de Basileia em níveis superiores aos regulatórios e ter uma cobertura de provisões sobre a carteira de crédito em patamares confortáveis.

Decisões colegiadas
A estrutura baseada em comitês privilegia as decisões colegiadas e promove o debate e a circulação de informações. Dessa forma, riscos são reduzidos e novas oportunidades são encontradas. Como exemplo, todas as operações de crédito e limites de operações de hedging para clientes são, sem exceções, discutidas e aprovadas ou não pelo Comitê de Crédito.

A participação de comitês especializados, supervisionados pela Alta Administração, permite uma troca de know-how e expertise entre suas diferentes áreas, fazendo com que seus processos internos relacionados à originação, à aprovação, ao processamento e à concessão de crédito, bem como relacionados ao controle de risco e monitoramento de crédito, sejam não apenas ágeis como também eficientes.

Controle de Despesas Administrativas
O PINE preserva uma estrutura operacional adequada às suas atividades e, ao mesmo tempo, de baixo custo.

Controles e Processos Internos Ágeis e Eficientes. O PINE acredita que seus controles internos colocam-lhe em posição de destaque em relação aos seus principais concorrentes. Para assegurar as melhores práticas, a gestão desses controles é feita com base em decisões de comitês internos especializados, além da auditoria interna e compliance, geridos internamente.

Sistemas Avançados
Os seus investimentos em TI colocam-lhe em uma posição de destaque em relação aos seus concorrentes. Investir em tecnologia é primordial para garantir a agilidade e a qualidade características do PINE. A Alta Administração, por exemplo, está conectada em tempo integral às aberturas da carteira de crédito e de hedging para clientes diretamente pelo sistema “Portal de Crédito” que proporciona agilidade, integração e excelente gestão da carteira e de seus riscos. Já o “Portal MIS” permite aos originadores que acompanhem de perto suas performances.

Capacidade de Atrair e Reter Talentos
No seu negócio, o capital humano é fator diferencial, e sua qualidade é estratégica para o seu sucesso. Os gerentes têm ampla experiência no mercado. Toda a equipe passa ainda por constantes programas de treinamento e desenvolvimento para aumentar sua qualificação. Com uma cultura baseada em meritocracia, todos os funcionários, de qualquer nível hierárquico, passam por um processo semestral de avaliação individual de performance e são elegíveis à remuneração variável.

Administração Experiente
O PINE procura manter e atrair profissionais à sua administração sênior que sejam competentes e experientes, bem como comprometidos com os seus interesses e objetivos. Seus atuais executivos seniores têm vasta experiência no mercado financeiro, contando com amplo conhecimento na área bancária.